quarta-feira, 9 de março de 2016

Reeducar o Paladar

O nosso paladar está mal-educado. Depois de anos a ser adocicado pelos colorantes e aromatizantes o nosso paladar esqueceu-se do verdadeiro gosto da verdadeira comida. Não, não sou anti-químicos e anti pratos pré-cozinhados, nem sequer anti-fast food, mas a verdade é esta: o nosso paladar foi domesticado pela industria alimentar. Quando vos dão um bolo pré cozinhado e um bolo cozinhado com amor e carinho por uma pasteleira qual preferem? Aquele bolo pré-cozinhado vai ser o preferido de muitos e isso é chocante! Se vos derem a escolher entre açúcar refinado (branco) e açúcar amarelo? obvio que o açúcar amarelo tem um gosto mais forte e todos nós escolheríamos o açúcar branco. Se vos disserem que aqueles cereais que comem ao pequeno almoço foram substituídos por aveia, linhaça e outras sementes? Seria o pânico entre os demais. Tal como vocês eu fazia as mesmas escolhas, até que comecei a ver quilos a mais na balança, quando tal aconteceu  surgiu um interesse mais profundo na nutrição. Pouco a pouco, fui-me apercebendo que todas as escolhas que eu fazia eram nada mais nada menos, que as culpadas dos quilos a mais na balança. Leitura aqui, leitura ali e apercebi-me que essas escolhas eram culpadas também dos maus resultados nas analises sanguineas, na má forma fisica e também no mau humor constante ! Assim que o meu cerebro absorveu toda esta recolha de informação, comecei a fazer escolhas diferentes e com elas só vieram beneficios...
Sinto-me mais leve, mais bem-disposta, com mais energia, mais confiante, mais positiva e tudo isto porque reeduquei o meu organismo. 

Desde então que tento reeducar o organismo do meu namorado também, muito lentamente, porque ele é muito ligado a biscoitos, chocolates, sumos e açucares. No entanto eu sou mais teimosa e estou disposta a tudo para mudar o futuro pai dos meus filhos para que a minha futura descendência tenha dois bons exemplos a nível de alimentação. Vamos a isto! Vou provar-lhe que podemos comer bom e bem sem estragar a nossa saúde....

Vou partilhar convosco algumas das receitas que tiveram sucesso neste meu desafio.


Muffins Aveia e Banana 

Ingredientes:

1 cháv. de Flocos de Aveia
1 colher de chá (bem cheia) de Canela
1 Ovo
1 Banana
1 colher de café de Fermento
1/2 cháv.de Leite de Soja

Adocante a gosto (não utilizei)


Modo de preparacão:
Pre-aquecer o forno.

Juntar todos os ingredientes no liquidificador e dispor em formas de muffins. Levar ao forno a 180o durante cerca de 20 minutos. 

Deixar arrefecer e aproveitar estes deliciosos muffins sem culpa : D



Nota: Se quiserem podem colocar um quadradinho de chocolate 70% cacau em cada muffin antes de levar ao forno.








Sem comentários:

Enviar um comentário